spa_sensations_logo.png

Qualidade e Segurança

Consulte sempre que tiver dúvidas sobre sua condição de saúde antes de realizar um tratamento no SPA.

 

ALERGIA, SENSIBILIDADE E MEDICAMENTO

 

ALERGIA E SENSIBILIDADE

Os produtos usados nos tratamentos de spa são naturais, alguns selecionados especialmente pela certificação ECOCERT, selo de qualidade de procedência e extração da matéria prima. Compreendemos que alergias e sensibilidades são condições individuais e podem se manifestar em diferentes momentos da vida, por isso dispomos de 4 opções para que você possa sinalizar aquela que mais lhe agrada e seja a mais segura, baseado no seu histórico de saúde. Alergias e sensibilidades a cosméticos ocorrem após uso continuo, 2 ou 3 dias seguidos do mesmo produto causando irritação na pele. Uma aplicação individual tem alta receptividade e segurança já que a frequência é que irá promover a manifestação da sensibilidade a determinados ingredientes. Os óleos vegetais  e óleos essenciais são extraídos a partir de nozes, sementes, plantas e raízes. Caso você tenha conhecimento que algum dos ingredientes identificados pode causar-lhe uma reação alérgica sinalize no campo de “preferências” de sua ficha de anamnese aquele produto que previne desconfortos por sua condição individual de sensibilidade ao ingrediente. A equipe irá aplicar durante o tratamento o produto de sua preferência de forma a garantir todo conforto e segurança.

MEDICAMENTO

O uso de determinados medicamentos pode interferir na qualidade e no resultado final de bem estar de tratamentos de spa. Relacionamos abaixo as medicações que podem influenciar e seus impactos. Caso você faça uso contínuo de algum dos medicamentos abaixo fique atento aos impactos possíveis:

1. Anticoagulantes podem aumentar a chance de machucados superficiais durante movimentos do tratamento de spa e ter o risco de um sangramento interno. Tomar anticoagulantes significa estar cuidado de alguma condição de saúde contraindicada;
2. Relaxantes musculares podem, eventualmente, diminuir a sensação muscular durante a massagem;
3. Antipsicóticos  podem deixar com calafrios e tremores;
4. Anti-hipertensivos pode deixar ao final da massagem uma sensação de leve tontura ao se levantar para sentar;
5. Cortisona pode deixar a pele frágil e fácil de ser marcada por pequenos machucados;
6. Vitamina A derivados dela usado para tratamento de acne pode deixar a pele frágil e sensível sendo fácil de marca-la durante um tratamento facial;
7 Retinol afina a pele e deve aguardar pelo menos 14 dias para receber um tratamento facial;
8. Accutane afina a pele e deve aguardar pelo menos 6 meses para receber um tratamento facial;
9. Esteroides podem deixar a pele frágil e fácil de ser marcada por pequenos machucados.

 

ÁLCOOL E SUBSTÂNCIAS


Quando se está sob os efeitos de bebidas e outras substâncias se pode distorcer a sensação de dor e desconforto durante a massagem. Por outro lado os movimentos aplicados estimulando o sistema circulatório pode aumentar os efeitos das substâncias consumidas colocando uma sobrecarga de estresse sobre o fígado. Outros efeitos comuns são que o resultado esperado de bem estar pode ser interrompido por náuseas e vômitos. Os efeitos combinados podem gerar impactos não previstos e por em risco a vida. 

 

CONTRAINDICAÇÕES

 

Contraindicações são certas condições de saúde que pode impedir a realização de um tratamento de spa. Ainda que algumas contraindicações são determinantes para a não aplicação de um tratamento mesmo com o objetivo de relaxar, existem casos onde a massagem poderá ser aplicada com a liberação médica. Algumas precauções podem ser seguidas eliminando as manobras de áreas afetadas. Neste caso a massagem recebe um ajuste de movimentos que elimina o toque da região identificada na ficha de anamnese como região específica do corpo a ser evitada durante o tratamento. Para facilitar, contamos com 3 blocos que define condições de saúde como: totalmente contraindicado, contraindicado em região específica do corpo, contraindicado e necessita de liberação médica. Abaixo segue informações gerais sobre as condições de saúde com objetivo educacional, qualquer dúvida, importante consultar seu médico de confiança. Caso deseje, o Resort conta com ambulatório médico se pode agendar uma consulta particular. Previna-se sempre, sentindo sintomas incomuns contate seu médico antes de agendar um tratamento no spa.

FEBRE
A temperatura normal do corpo varia entre 36 °C a 37 °C, se a temperatura estiver acima pode ser um sinal inicial de infecção, gripe ou pneumonia. Massagem em estado febril pode agravar a condição de saúde. Na dúvida consulte seu médico.

CONDIÇÃO INFLAMATÓRIA AGUDA (ARTRITE REUMATOIDE, BURSITE, TENDINITE, NEVRITE)

Os sinais de inflamação são vermelhidões, calor localizado, dor, inchaço e redução da mobilidade. A região que se encontra inflamada tenderá a piorar por conta da circulação sanguínea estimulada pela massagem. Quando a inflamação está ativa é importante contar com a orientação do seu médico de confiança para alcançar através da medicação recomendada o reequilíbrio da condição aguda. No caso da artrite reumatoide as articulações inflamadas podem ser evitadas e a massagem será uma assistência ao bem-estar geral. Em caso de tendinite e bursite, deve ser evitado qualquer tipo de manipulação devendo se aguardar a alta médica. Machucados, feridas abertas, distensões, torções e ossos quebrados devem aguardar todo o período de convalescença recomendado pelo médico para poder usufruir com segurança um tratamento de spa. No caso da nevrite que corresponde a uma lesão inflamatória ou degenerativa dos nervos da qual decorre uma eventual paralisia a manipulação corporal não alivia, mas pode eventualmente piorar em determinados casos.

CONDIÇÃO INFECCIOSA AGUDA
A massagem somente irá intensificar a condição infecciosa. Um exemplo é a hepatite tipo A, uma intoxicação alimentar, influenza ou gripe. Com hepatite o aumento da circulação sanguínea estimulada pela massagem pode adicionar uma sobrecarga sobre o figado desnecessariamente deixando uma sensação cambaleante no corpo. Infecções bacterianas podem se apresentar com pústulas e devem ser evitadas já que pode caminhar para uma infecção sistêmica. Na dúvida previna-se consultando seu médico de confiança.

CIRURGIA RECENTE
A massagem pode ser um grande benefício para um pós-cirúrgico, mas é preciso respeitar o período de convalescença e a liberação médica para dar início a sessão. Regiões especificas do corpo onde ocorreu a cirurgia e consequentemente onde se encontra a cicatriz deve ser evitada pelo menos por 90 dias em função de aderências e queloides. Períodos mais longos devem ser dimensionadas de acordo com a orientação de seu médico de confiança e respeitados. Por isso seu agendamento após um período de cirurgia deve respeitar prioritariamente as recomendações médicas que se recebe.

MACHUCADOS, LESÕES, FRATURAS, LUXAÇÕES, CONTUSÕES

O tempo de convalescença de um machucado/lesão varia de acordo com sua extensão, superficialidade e gravidade. Quanto mais severo, mais cuidado se deve ter para retomar as atividades, inclusive as de bem-estar. Alguns machucados podem ser liberados após 48 horas, consulte seu médico sempre antes, para confirmar suas condições atuais de forma a garantir o conforto e a segurança do tratamento após uma lesão, principalmente depois uma fratura.

DOENÇA DE PELE
A presença de pústulas representa condições que podem se espalhar com a massagem. Algumas podem inclusive ser contagiosas como verrugas, furúnculos, acne severa, impetigo, herpes simples, micose e sarna. Algumas condições como picadas, eczema, psoríase em atividade também podem ser agravadas quando o corpo é massageado. É preciso aguardar a ação medicamentosa para o corpo entrar em equilíbrio, e assim usufruir de forma segura de uma sessão de massagem. A eczema ou psoríase quando não infectada, ou muito avermelhada e sob os efeitos terapêuticos da medicação podem ter a região isolada durante a massagem e se beneficiar da assistência do bem-estar de um tratamento de spa.

TROMBOSE
É decorrente da formação de coágulos sanguíneos em veias profundas normalmente localizadas na parte inferior do corpo geralmente nas pernas. A massagem é contraindicada porque ela pode estimular o tráfego do coagulo através da corrente sanguínea e o mesmo pode alocar-se no pulmão ocasionando uma embolia pulmonar gerando uma condição com risco de vida. Quando já se teve uma trombose, faz parte de um grupo de risco que é submetido a medicamentos que afinam o sangue, isso auxilia a controlar futuras reincidências, mas também tem como efeito a facilidade de machucar a pele e ter consequentemente sangramentos internos. Sendo assim é imperativo contar com a supervisão médica ao longo da vida, estar medicado e ter a liberação para usufruir de tratamentos de spa mesmo que suaves.

INSUFICIÊNCIA CARDÍACA OU RENAL
É decorrente de um comprometimento do lado esquerdo/direito do músculo do coração ou de ambos gerando uma insuficiência cardíaca congestiva. É necessária a liberação médica para receber massagem já que o retorno do fluxo do sangue ao coração provocado pelos movimentos do tratamento pode coloca-lo uma sobrecarga extra desnecessariamente. Consulte seu médico de confiança antes de realizar qualquer tratamento no spa inclusive uso das áreas úmidas. Quando se olha pela ótica dos rins, quem tem insuficiência renal sofre com os rins que deixam de filtrar repentinamente as impurezas do sangue. Qualquer sobrecarga sobre o sistema renal é prejudicial já que suas funções estão limitadas.

HIPERTENSÃO ARTERIAL DESCONTROLADA/NÃO MEDICADA
A pressão sanguínea regularmente monitorada e controlada com medicação permite ao individuo usufruir de tratamentos de spa. A massagem pode, na prática, funcionar como um assistente de bem-estar geral, pois, auxilia a pressão ficar mais baixa. É comum que quem apresenta esta condição e controla via medicação, ao se sentar no fim de cada tratamento pode sentir uma leve tontura que em minutos desaparece em função do ajuste da pressão, nada para se preocupar. Deve-se ter ação preventiva quando é diagnosticado como hipertenso e não se adere aos procedimentos recomendados pelo médico como medicação e estilo de vida saudável. Caso a hipertenso esteja não-medicado é necessário consultar seu médico de confiança antes de realizar qualquer tratamento no spa, inclusive uso das áreas úmidas.

VARIZES
É contraindicado receber massagem, porque a pressão do toque pode variar e danificar a já combalida estrutura frágil das veias que apresentam coágulos. Estes mesmos podem acabar se deslocando no sistema circulatório e gerando um risco de uma embolia pulmonar. A massagem pode contribuir para o fluxo sanguíneo retornar ao coração de forma que a região das varizes não seja manipulada diretamente ou indiretamente. Converse com seu médico e solicite a aprovação para iniciar um tratamento no spa.

FLEBITE
É uma inflamação da veia que vem acompanhada de dor e inchaço. Pode ter causa em processos cirúrgicos, infecções ou lesões sem aparente razão. Frequentemente em flebite se forma coágulos que se alojam nas paredes inflamadas das veias submetendo ao mesmo risco da embolia pulmonar.

 

ANEURISMA
Costuma ocorrer na aorta, no cérebro, na parte de trás do joelho, no intestino ou no baço. Um aneurisma pode causar hemorragia interna, acidente vascular cerebral e em algumas situações, pode ser fatal. Como é uma dilatação de um vaso sanguíneo geralmente uma artéria. Os riscos envolvidos num possível rompimento se faz necessário uma avaliação profunda para a efetiva liberação já que o estímulo ao sistema circulatório pode trazer impactos na região do aneurisma.

 

HEMATOMA
É o acúmulo de sangue fora dos vasos sanguíneos, que pode acontecer em qualquer lugar do corpo e surge, geralmente em decorrências de algum trauma ou lesão. Contusões são tipos de hematomas comuns geralmente não graves. Ele ocorre com o resultado do impacto forte o suficiente para danificar vaso sanguíneo. A massagem é contraindicado quando o hematoma está em seu estágio agudo. Uma vez que ele clareia sua cor a massagem suave pode contribuir para o bem-estar geral.

 

EDEMA
Normalmente ocorre por traumatismos ou alguma alteração hematológica, como extravasamento dos capilares, sendo acompanhado de dor, rubor e inchaço. Ele consiste em sais minerais e proteínas do sangue. Há vários tipos de edema, mas os contraindicados para massagem são os provocados por doenças do fígado e rins, inflamações e infecções ou traumas, eclampsia e edema por insuficiência cardíaca.

CÂNCER E LEUCEMIA
Pode eventualmente se espalhar pelo sistema linfático, que aumenta durante a massagem com o estímulo da linfa. Porém, alguns médicos prescrevem massagem para pessoas com essa condição com objetivo de relaxar e dar apoio ao sistema imunológico ou mesmo como um cuidado paliativo. Esta decisão é individual e depende da conduta clínica de cada caso. Por isso, previna-se colhendo a orientação médica do oncologista antes de iniciar qualquer tratamento no spa.

TUMOR
Normalmente se dá pelo crescimento anormal de células em qualquer tecido do corpo podendo ser maligno ou benigno. Quando se está de frente para um tumor benigno ele tem seu crescimento de forma organizada, em geral, lenta, e apresenta limites bem nítidos. Ele tampouco invade os tecidos vizinhos ou desenvolve metástases. Aguarde o final do tratamento indicado pelo seu médico para retornar a sessão de massagem de forma a prevenir qualquer intercorrência.

ASMA
Se a condição está em fase aguda com ataques de asma é necessária uma interversão médica para reequilibrar o organismo. Por isso, é contraindicado a realização de tratamentos de spa em asma em período ativo. Por outro lado, o individuo que apresenta esta condição e a mantêm monitorada e medicada, pode solicitar a liberação de seu médico de confiança e usufruir de tratamentos de spa tomando a única precaução de optar por creme neutro sem aromas para evitar que óleos essenciais possam interagir com o sistema respiratório.

DIABETES
É uma condição onde ficam propensos a desenvolver arteriosclerose, hipertensão e edema. Demanda um monitoramento constante e uma aderência completa a medicação de forma a manter o nível de insulina equilibrado. Quem apresenta esta condição pode ter diminuída sua sensação de toque nas pernas e nos pés, e a pele parecer pálida, enfraquecida e sem pelos. Pode ter a pele facilmente marcada pela pressão de alguns movimentos. Pode-se beneficiar da massagem pelo aumento da circulação sanguínea para as áreas periféricas do corpo. Opte sempre pela pressão suave. Caso tome insulina injetável, importante alertar antes do tratamento para que a região seja preservada. Diabete não-medicada, não supervisionada e fora do controle precisa de uma consulta prévia para garantir a segurança do tratamento de spa.

HÉRNIA UMBILICAL E HERNIA DE DISCO

É uma condição que pode sofrer danos na integridade dos tecidos em função da pressão exercida durante o tratamento. A massagem poderá ser realizada quando informada a região afetada que será suprimida durante o tratamento.
 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

GRAVIDEZ: CUIDADO E PRECAUÇÃO

 

SEGURANÇA EM PRIMEIRO LUGAR — 3 MESES INICIAIS
Os primeiros três meses de gravidez são cruciais e potencialmente favoráveis a um desconforto como náuseas matutinas. Como é um período onde se convive com o risco de perda espontânea do feto ou um histórico prévio de aborto, preservamos os primeiros três meses da gestação suprimindo qualquer tratamento de spa.

QUALIDADE PARA VOCÊ E SEU BEBÊ — DOS 4 AOS 9 MESES
Com a aprovação do seu médico é possível realizar tratamentos de spa que cuidam da pele, relaxam o corpo e tranquilizam a mente. Pode diminuir a dor nas costas e nas pernas, hidratar a pele, contribuir para a prevenção de estriais e diminuir a ansiedade natural da espera do bebê. No entanto, a massagem deve ser suave, direcionada para costas e membros com deslizamentos ritmados. Elimina-se, alongamentos passivos, digito pressão, movimentos de pressão com antebraço e pressão excessiva para não produzir estimulo maior no sistema circulatório, evitando pressão intra-abdominal.

CONTRAINDICAÇÕES INDEPENDENTE DO PERÍODO GESTACIONAL
Algumas gestantes podem apresentar condições de saúde adversa durante os nove meses, caso se tenha pressão alta descontrolada, trombose venosa profunda e insuficiência renal que já são condições que independente da gravidez, já não são indicadas para realização de tratamentos de spa, no caso da gestante torna-se duplamente importante se precaver e não se submeter a nenhum tratamento sob o risco de comprometer a própria saúde e a do bebê.